Conselho Indigenista Missionário admite ter repassado facões para índios
A Polícia Federal ouviu, nesta sexta-feira, o coordenador do Conselho Indigenista Missionário, Cleanton Ribeiro, no inquérito que investiga o ataque de índios contra um engenheiro da Eletrobrás em Altamira, no Pará. Imagens do circuito de TV de uma loja de materiais mostraram Cleanton comprando facões no dia anterior à agressão.Conselho Indigenista Missionário admite ter repassado facões para índios - O Globo Online
Em nota, o Cimi admitiu ter comprado e repassado os facões para os índios em respeito á identidade dos povos.
Na terça-feira, Paulo Fernando Rezende foi atacado por golpes de facão por índios caiapó, após explicar o projeto da hidrelétrica de Belo Monte. Os indígenas são contrários à construção da usina.
Para o bispo do Xingu, Erwin Krautler, que é presidente do Conselho Indigenista Missionário, o ataque foi um incidente.
- Estão aproveitando, abusando e explorando um incidente lamentável para dizer que nós estamos armando o povo. Isso não é verdade. É uma difamação, uma calúnia. O Xingu significa vida e nós estamos comprometidos de lutar pela vida. Nós não queremos que esse rio seja sacrificado.
O depoimento do coordenador do Cimi durou uma hora e terminou no início da noite. Cleanton Ribeiro não falou com a imprensa.
Blogged with the Flock Browser
Comentários