Alunos do ensino fundamental vão mal em matemática e leitura, revela pesquisa da Unesco

Mais da metade dos alunos da 3ª série do ensino fundamental do Brasil está abaixo do nível de conhecimento considerado adequados para a série, em leitura e em matemática. A situação melhora um pouco na 6ª série com avaços nas duas disciplinas, mas continua ruim. É o que revela o Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce) realizado pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação, ligado à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A pesquisa foi feita em 16 países da América Latina e no estado mexicano de Nuevo León, e divulgada no último dia 20 em Santiago, Chile.
O estudo realizado apenas com alunos da 3ª e 6ª séries do ensino fundamental os classifica em níveis de aprendizado que vão de "Abaixo de 1" até 4. Para terem um rendimento esperado para as séries, os estudantes deveriam estar entre os níveis 3 e 4 nas duas disciplinas. No entanto, na 3ª série apenas 26,39% conseguiram atingir um dos dois patamares de conhecimento, em matemática, e somente 28,61%, em leitura. Na 6ª série, o número de alunos nos níveis 3 e 4 sobe para 40,48% em matemática, e 49,93% em leitura. O resultado reforça o baixo rendimento dos alunos do ensino fundamental revelado nas últimas semanas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Alunos do ensino fundamental vão mal em matemática e leitura, revela pesquisa da Unesco - O Globo Online
Blogged with the Flock Browser

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ministro do Meio Ambiente revela dados do desmatamento que põem em xeque a política de reforma agrária do governo

Supremo Tribunal Federal condena três perigosos ladrões: um de 1 par de chinelos, um de 15 bombons e outro de 2 sabonetes.