Diretor da ONG SOS Mata Atlântica critica política ambiental

Diretor da ONG SOS Mata Atlântica critica política ambientalAo participar hoje (5) da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, o diretor da organização não-governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, criticou a política ambiental do governo. "É muito ruim", afirmou, ao defender que o Brasil ainda precisa avançar no setor para ter mais o que comemorar nesta data. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, respondeu aos ataques do ambientalista.
O ambientalista criticou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o programa de biodiesel e a expansão da cultura da cana-de-açúcar. "O PAC hoje é uma desgraça do ponto de vista ambiental. É uma licença para destruir. É preciso que o governo caia na realidade e veja que é fundamental valorizar as questões ambientais e não querer cortar caminho, como está fazendo.
"O ministro do Meio Ambiente rebateu às críticas do diretor da ONG. Minc também disse que não concorda com a avaliação de Mantovani sobre o PAC. "Discordo. Acho que é possível desenvolver o país sem destruir o meio ambiente", defendeu.
Minc citou sua gestão à frente da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro para argumentar que é possível conciliar grandes obras de infra-estrutura com preservação. "Dou sempre os exemplos dos licenciamentos ambientais que fizemos no Rio, que foram muito rigorosos, com padrões mais rigorosos que os nacionais. Vamos fazer o mesmo aqui.
"Mantovani condenou ainda a construção de novas hidrelétricas e disse que o governo, ao estimular o uso desse tipo de energia, não valoriza os avanços como o aumento da participação da biomassa na matriz energética. Em 2007, os derivados da cana-de-açúcar ultrapassaram a fonte hidráulica na geração de energia, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
"A gente acorda com o ministro [do Meio Ambiente, Carlos Minc] alucinado, falando em fazer mais três usinas nucleares. Isso não é mais PAC, isso já é má-fé com a sociedade. É preciso baixar a bola e ver que sustentabilidade começa com projetos sérios e não com esses devaneios de desenvolvimento a qualquer custo".
Segundo o diretor da ONG, durante a gestão da ex-ministra Marina Silva, o licenciamento ambiental chegou a ser usado para justificar a "incompetência" de ministros. "Na verdade, o licenciamento ambiental nunca atrapalhou. O governo sempre passou por cima e fez a obra. Quando o ministro era incompetente e não conseguia fazer uma estrada, colocava na conta do licenciamento", afirmou Mantovani.

Agência Brasil
Diretor da ONG SOS Mata Atlântica critica política ambiental Terra - Brasil
Blogged with the Flock Browser

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cidadão desamparado

Ministro do Meio Ambiente revela dados do desmatamento que põem em xeque a política de reforma agrária do governo