Corrupção

Falar sobre corrupção em Brasília é o mesmo que falar em tomar banho, escovar os dentes, ou ir trabalhar. É algo corriqueiro. A palavra mais adequada à situação é aquela, assustadora, empregada pelos médicos a pacientes com câncer: metástase. E corruptos são perversos como o câncer. Vejam esta: quarta-feira a Controladoria da União descobriu o desvio de um milhão de reais - uma ninharia, numa cidade que se rouba centenas de milhões – do dinheiro do Programa Bolsa Família. O dinheiro que serviria para alimentar centenas de famílias foi utilizado para “construir uma cerca” na Secretaria de Ação Social do Distrito Federal. Vejam bem, Secretaria de Ação Social.

A revolta da natureza, que tem provocado chuvas fortes em vários locais do país, principalmente no Rio de Janeiro, matando centenas de pessoas, inclusive ricos, mostra com clareza o quanto o corrupto é um assassino. A tragédia do Rio de Janeiro é fruto da facilitação de agentes públicos, fiscais, secretários, vereadores, deputados, que permitem obras em locais proibidos. É fruto da politicagem, cujo interesse é dinheiro e votos. Os políticos apostam na sorte ou no azar da transação, sabem dos riscos, mas rezam para que nada aconteça. Aí vem a natureza e com sua força e verdade cegas derruba as máscaras e desnuda a dolorosa verdade.

A maior vítima são os pobres. O Brasil é um país com milhares de favelas entupidas de miseráveis. No entanto, são eleitores. O voto deles é igual ao do Eike Batista. “É um cidadão”, de quinta categoria, mas os políticos os chamam assim e só aparecem a eles para comprar os votos ou para enganá-los com promessas e mentiras.
Rádio do Moreno: blog de Jorge Bastos Moreno sobre política, direto de Brasília - Jorge Bastos Moreno: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ministro do Meio Ambiente revela dados do desmatamento que põem em xeque a política de reforma agrária do governo

Supremo Tribunal Federal condena três perigosos ladrões: um de 1 par de chinelos, um de 15 bombons e outro de 2 sabonetes.