Em Goiás, polícia prende quadrilha que adulterava leite com soda cáustica
Publicada em 08/12/2010 às 11h32m
CBN; Globonews TV; Jaqueline Falcão, O GloboSÃO PAULO - Uma operação da polícia em Goiás prendeu até agora 15 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que adulterava leite. Para aumentar a quantidade de produto, os criminosos usavam um soro com produtos como soda cáustica e água oxigenada, que era misturado à carga que seguia para os laticínios. De acordo com a polícia, o chefe do grupo criminoso tinha uma fábrica de queijo em Jandaia, em Goiás, e está entre os presos. (Leia também: Vigilância Sanitária apreende 800 kg de queijo impróprio para consumo em SP )
Com o leite, também eram feitos queijos e mussarela vendidos em Goiás e em São Paulo. Nos últimos meses, a quadrilha é suspeita de ter adulterado cerca de 2 milhões de litros de leite.
Segundo a polícia, motoristas de caminhões que pegavam leite de propriedades rurais para transportar até os laticínios faziam parte do esquema. Eles são suspeitos de parar durante o trajeto, para que fosse efetuada a retirada de parte da carga e, em seguida, a adulteração. A polícia procura outros motoristas envolvidos no esquema.
As investigações começaram há cerca de dois meses. A polícia agora quer saber se os laticínios não percebiam a mistura de outras substâncias ao produto.
De acordo com o delegado Danilo Fabiano Carvalho de Oliveira, que investiga o caso, a polícia tem gravações telefônicas dos envolvidos negociando a compra de soda cáustica e água oxigenada. - No local, apreendemos esses produtos usados para adulteração do leite e vários documentos. Os frascos foram encaminhados para a perícia. Agora vamos analisar os documentos e descobrir quais laticínios compravam esses produtos adulterados - explica o delegado.
Comentários