Educação para que? Quando a democracia e a lei são rejeitadas, no dia da votação do 25% da educação


Como se é sabido, a prefeitura do Rio de Janeiro vem descumprindo uma determinação da Constituição Federal há alguns anos, não respeitando os 25% do orçamento que devem ser destinados à educação.
Repetindo a prática do crime, o prefeito da cidade previa para o orçamento de 2012 apenas 18% para a educação, retirando assim 650 milhões de reais da educação das crianças do município do Rio de Janeiro.

O pessoal do MeuRio sabendo dessa informação, espalhou a notícia e foi a Câmara Municipal solicitar que no orçamento previsto para 2012 este crime não continue a ocorrer. Uma vereadora da casa atendeu a solicitação do MeuRio e fez uma emenda pedindo o óbvio, que o município do Rio de Janeiro cumprisse a constituição federal e destinasse os 25%.
Para tanto foi recolhida a assinatura de outros 21 vereadores para que a emenda fosse votada no dia da aprovação do orçamento na Câmara. O movimento MeuRio junto a outros movimentos da sociedade civil compareceram no dia da votação para ver o quanto os nossos vereadores estão comprometidos com a educação das crianças e fazer pressão para que eles votassem pelo cumprimento da lei.
Pois bem, numa clara tentativa de desmobilizar a sociedade civil, que compareceu em grande número, a votação foi adiada por duas vezes, em cima da hora.

Mas nós somos brasileiros, não desistimos nunca, e estivemos lá no terceiro dia para ver a votação. Aí veio o golpe final, o absurdo do absurdo, o teatro dos vampiros!

Numa manobra sinistra, o rolo compressor do prefeito conseguiu 36 assinaturas dos vereadores impedindo que qualquer emenda da Lei Orçamentária de 2012 fosse votada. Isso mesmo, nenhuma emenda foi a votação, nem da educação e nem nenhuma outra. Nada, nothing, ZERO!!!!! Orçamento aprovado sem discussão política e zero de participação da sociedade civil! Num passe de mágica, ou seria bruxaria?

Dentre os 36 vereadores que assinaram o rolo compressor, 7 estavam entre aqueles que defendiam que a lei que OBRIGA 25% do orçamento para educação fosse ao menos discutida.

Eis os nomes daqueles que mudaram de opinião neste espaço de tempo dos adiamentos. O que será que fez com que eles mudassem de ideia?

Paulo Messina
Marcelo Piui
Bencardino
Patricia Amorim
Jorge Pereira
Rubens de Andrade
Jorge Manaia



Já que o debate nos foi vetado, votação de TODAS as emendas canceladas. Só nos restou o protesto, a indignação, a vaia! Aí vem o absurdo, do absurdo, do absurdo. Realmente eu não sei até qual limite do absurdo a classe política carioca pode chegar.

Os manifestantes que estavam na casa, eram em grande partes criancas da rede de ensino municipal, e outros jovens, como eu. Pois bem, após ouvir algumas vaias e gritos de ordem emitidos pelo manifestantes, o vereador que tinha a palavra solta essa pérola. "Esta emenda (a emenda da educação) é a maior prova do populismo!" Ahn? Depois de mais vaias (o que ele esperava depois desta pérola?) os vereadores miram seus rostos contra os manifestantes, e começam a ameaçar cada um, a apontar seus "adversários" (o povo que está pedindo que se cumpra a lei) e continua com frases do tipo "estes jovens que fingem ser jornalistas" e "que estão ali pra insuflar as massas", "esse mesmo que está ali em pé, na parte superior!".

Sinceramente, eu que estou acostumado a ir em estádios de futebol, tenho visto atitudes mais maduras dos jogadores quando são vaiados por multidões de 100 mil pessoas por simplesmente terem perdido um gol. Não por terem cometidos crimes contra a lei e a democracia!

O que mais se esperar desta Câmara? O próximo vereador entra em cena e mostra que também faz parte do time de loucos. Diante dos olhos de indignação de todos, diz que votou pela aprovação do orçamento e a retirada de todas as emendas porque seu mandato é do partido. Diz isso em tom de afirmação e desafio, não de desculpa ou vergonha.
Mas peraí, e o povo que o elegeu, que paga seu salário, que estava ali pela terceira vez para ver a votação?? O mandato não é dele, o povo? Como ter controle suficiente para agir de maneira civilizada diante desta cena grotesca?? Vaias, vaias e mais vaias.

Quando consegue tomar a fala, adivinha o que o vereador fala? A culpa é da mídia que está nos manipulando e jogando o povo contra os políticos. Hein? Que mídia, a mesma que sequer comentou o crime que estava acontecendo ali? Devemos estar a favor de um criminoso como prova que não somos manipulados???
Para aguentar isso só mesmo voltando as vaias e aos gritos "NÃO, NÃO! NÃO NOS REPESENTAM NÃO!."

Por hoje chega, esse mundo real dos políticos é de enlouquecer!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ministro do Meio Ambiente revela dados do desmatamento que põem em xeque a política de reforma agrária do governo

Supremo Tribunal Federal condena três perigosos ladrões: um de 1 par de chinelos, um de 15 bombons e outro de 2 sabonetes.